O Projeto “Reclame por um Mundo Melhor”, que reúne as principais agências brasileiras e internacionais de publicidade na luta pela conscientização sobre questões importantes relacionadas ao meio ambiente e à cidadania, lança sua segunda edição. O tema deste ano é “Segurança no Trânsito”.
As agências tiveram a tarefa de produzir um filme ou uma ação de PR que focasse a temática proposta. Os participantes desta edição foram: África, Fábrica Com., Z+ Propaganda, Giovanni+Draftfcb, BorghiErh/Lowe, Loducca, Fischer+Friends, Ponto de Criação, Pepper, DPZ e Publicis Brasil.
O projeto contou ainda com o importante apoio da Getty Images Brasil, que disponibilizou gratuitamente seu acervo de imagens, filmes e músicas para a execução das peças.
Para celebrar o lançamento da nova edição, o Reclame realizou uma festa na MCR Records, em São Paulo. A idéia do evento foi reunir profissionais do mercado para assistir aos filmes, bem como discutir de que forma a publicidade pode contribuir ao abordar temas importantes para a sociedade de uma maneira que seja capaz de despertar um real engajamento.
A animação ficou por conta dos DJs e publicitários Décio Deep Anhanguera (JWT), Dió Wenderly (PeraltaStrawberryFrog), Priscilla Góes (Young & Rubicam) e Lúcio Caramori (Lew’Lara/TBWA).
A idéia do “Reclame por um Mundo Melhor” nasceu no Festival de Cannes, em 2007, quando o ex-Vice-Presidente dos EUA, Al Gore, conclamou toda a classe publicitária a participar da luta contra o aquecimento global.
Na primeira edição do projeto, em 2010, o Reclame convocou várias agências para criarem filmes que conscientizassem sobre a importância do assunto. Os melhores filmes foram veiculados gratuitamente no canal Multishow e em outros canais Globosat. O sucesso do projeto foi tão grande que o comercial criado pela agência Ponto de Criação levou o único ouro brasileiro no Festival de Nova York.