Plantações gigantes reproduzem obras de Van Gogh
À primeira vista, o trabalho do artista Stan Herd pode até parecer uma obra extraterrestres direto do filme “Sinais“. Porém, suas criações são bem mais elaboradas do que apenas derrubar a vegetação local.
Heard começou seu trabalho com paisagismo há cerca de 40 anos, após sua ideia inicial de se tornar um artista expressionista abstrato não ter dado certo após o término da faculdade. Ao fazer uma visita ao seu irmão, ele olhou pela janela do avião e pensou como seria interessante criar um trabalho artístico que as pessoas pudessem ver apenas do alto: foi então que decidiu dedicar os próximos quatro anos da sua vida ao seu primeiro trabalho, no qual retratou “Kiowa Chief Satanta” em 160 hectares de terra.
Desde então, Stan Herd se tornou famoso pela sua técnica, produzindo cerca de 35 obras desde 1980, todas reunidas em seu livro “Crop art & other earthworks“. Seu trabalho mais recente é uma releitura de “Olive Trees” (1889), de Vincent Van Gogh, realizado durante um período de seis meses em Minnesota, nos Estados Unidos, e patrocinado pelo Minneapolis Institute of Art.
Para quem se interessou no trabalho de Stan, segue o trailer do documentário “Down to earth“, que acompanha parte de sua carreira: