Restaurando o brilho de um Van Gogh
Imagine ser responsável por algo que vale milhões de dólares. Agora, some a essa sensação a importância para toda a humanidade que esse item valiosíssimo possui. Para encerrar, você será responsável por uma minuciosa manutenção dessa peça que, se malfeita, pode estragá-la para sempre e jogar pelo ralo os milhões de dólares e as expectativas de todo o mundo. Pressão?
Talvez Ella Hendriks já tenha se acostumado a controlar a tensão que está envolvida em seu trabalho. Professora de Conservação e Restauração da Universidade de Amsterdã, ela trabalha também no departamento de conservação do Museu Van Gogh, sediado na capital holandesa.
O museu, aberto desde 1973, reúne mais de 200 telas, 500 ilustrações e 750 documentos escritos por Vicent Van Gogh. Não há em outro lugar uma coleção tão grande do pintor pós-impressionista holandês. Entre as obras, estão as famosas Os Girassóis (que para minha “sorte” não estava lá quando visitei o museu), vários autorretratos (de que gosto tanto!), Os Comedores de Batata, O Quarto em Arles e tantos outros.
Este ano, Ella, com sua frieza de espírito, suas delicadas mãos e, claro, sua impecável técnica, foi responsável pela restauração da obra Vista de Arles com Lírios. Pintado em 1888, o quadro foi envernizado em 1927. A prática, comum até então, deu uma camada amarelada à tela com o passar dos anos – o que obviamente interferiu nas cores usadas pelo artista. A professora percebeu a descoloração ao analisar a obra sem a moldura. Veja como era a obra antes e depois da restauração.
A empreitada realizada pelo Museu Van Gogh teve o apoio da Akzo Nobel e da Lieve Foundation.
Dica: se for para Amsterdã, compre os ingressos para o Museu Van Gogh com antecedência e evite as filas gigantes. Reserve bastante tempo para o passeio, pois vale cada segundo. E se ir até a Holanda não está nos planos, ou se você já foi e está com saudades de encontrar um legítimo Van Gogh, passe no Masp (Museu de Arte de São Paulo) e aproveite seu acervo. Lá, você poderá ver de pertinho O Escolar, Passeio ao Crepúsculo, A Arlesiana, entre outros. A entrada é gratuita às terças-feiras.
No Museu Van Gogh:
No Masp: