RESUMOS DO GOOGLE DE JANEIRO 2020…AHN? por Camila Jin Ahn

Como sempre, cada ano passa mais rápido, mas janeiro é sempre infinito. Em menos de um mês completo de 2020, já tivemos guerra entre países, epidemia de contágio mundial, perdas que comoveram o globo e até ciclone no litoral do Brasil. Seguem os “Resumos do Google” de janeiro de 2020 que já servem de spoiler para um ano bem conturbado:

• Acidente de helicóptero de Kobe Bryant: no domingo, 26 de janeiro, recebemos a triste notícia do falecimento do ex-jogador de basquete Kobe Bryant e sua filha Gianna de 13 anos. Os dois sofreram um acidente de helicóptero junto com mais sete pessoas, onde infelizmente não houve nenhum sobrevivente. No próprio domingo, Kobe recebeu infinitas mensagens nas redes sociais e uma homenagem no Grammy 2020. Esta semana, sua esposa Vanessa agradeceu todo o apoio mundial que tem recebido e Kobe inspirou a hashtag #girldad (pai de filhas) por ser pai de três filhas meninas. Pais que possuem filhas mulheres têm dividido suas fotos com esta hashtag como homenagem a Kobe e todo o amor que ele sempre transpareceu pelas mulheres na vida dele.

 

Kobe, Vanessa e suas quatro filhas Gianna, Bianka, Natalia e Capri.
Fonte: instagram.com/vanessabryant

 

• Dia da Visibilidade Trans: 29 de janeiro foi o Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis. Marcas como a Starbucks e a Buscofem prestaram suas homenagens a este dia e trouxeram a tona questões importantes que envolvem o dia a dia de transexuais e travestis na sociedade. O Google Brasil fez uma campanha junto com a TRANSarau chamada “Respeita Meu Nome”, levantando a relevância da identidade do nome quando há uma mudança de gênero. O buscador também fez uma parceria com a ONG Casa 1 para que quando alguém procurasse no Google como se faz a troca de nome, ele/ela fossem apresentados a uma página com todo o passo a passo burocrático. Além disso, nos novos emojis de 2020, a bandeira branca, rosa e azul que representa os transexuais e travestis estará disponível para usarmos em nossos Whatsapps!

• Príncipe Harry e Meghan Markle deixam a família real: o casal anunciou sua busca por independência financeira e sua mudança para o Canadá. No meio de muitas fofocas e estátuas de cera do casal retiradas de cenários da família, Harry quis deixar claro que a decisão inicial foi dele e não de sua esposa Meghan. O casal gostaria de continuar servindo a Rainha Elizabeth, mas isso não é possível sem o uso de fundos públicos do Reino Unido. É um cenário que envolve mais rumores que verdades, mas será interessante ver como o casal aproveitará sua popularidade nas redes sociais para conquistar a tal independência financeira.

• Tudum Netflix: nos dias 25 a 28 de janeiro, rolou o festival da plataforma de streaming no Pavilhão da Bienal em São Paulo. Além de experiências especiais de séries como Stranger Things, Atypical e Sex Education para os participantes, o evento contou com a presença de celebridades nacionais como Maísa e Larissa Manoela, e internacionais com o elenco principal de “Para Todos os Garotos” composto por Lana Condor e Noah Centineo. Não podemos esquecer o sucesso que foi a Netflix na CCXP de 2019. Os ingressos esgotados de um festival exclusivo deles deixa claro que a plataforma não quer perder a Guerra dos Streamings contra seus competidores que já já chegam ao Brasil.

 

Maísa no Tudum Netflix com Lana Condor e Noah Centineo
Fonte: instagram.com/maisa

 

• Manu Gavassi, rainha do planejamento digital pré-BBB 2020: confesso que não assisto BBB e nunca escutei músicas da Manu Gavassi, apesar de saber quem ela é. Mas ela realmente tem me surpreendido com toda a repercussão digital que tem conseguido. De repente, surge milhares de posts com a hashtag #whothefuckismanugavassi, notícias de recorde de seguidores no Instagram, Manu considerada um meme humano e lançamento de música nova. A cantora preparou vários vídeos no YouTube pré Big Brother Brasil se auto-zoando e dentro da casa conseguiu se tornar vários memes da internet com seu comportamento, caras e bocas. Na última terça-feira, famoso dia do paredão do BBB, Manu Gavassi não ficou por trás e lançou um clipe novo para aproveitar a popularidade do programa e a conquistada pela própria cantora.

 

Manu Gavassi em stickers do Whatsapp
Fonte: twitter.com/luccabalbino_

 

• Coronavírus se torna emergência global pela Organização Mundial da Saúde: doença que originou na China já possui 8000 casos confirmados em 18 países, com cerca de 170 mortes confirmadas. Companhias aéreas já começaram a cancelar vôos a China e ministérios da saúde dos países estão pedindo para seus cidadãos evitarem a ida ao país. O Brasil conta com 9 casos suspeitos e geralmente as suspeitas começam com sintomas de febre e tosse até 14 dias após retorno de alguma viagem a China. Diferente do Sars em 2002, a China não demorou para se declarar sobre o surto, isso ajudou cientistas e laboratórios do mundo a se preparar muito mais rapidamente para uma vacina que estima-se ser testada em junho.

No último “Resumos do Google” do ano passado, eu mencionei a escolha da Pantone da cor Classic Blue para 2020, como um símbolo de que devemos refletir em nossa saúde mental e toda a correria e ansiedade do nosso dia a dia. Sinto dizer a Pantone que 2020 já começou loucamente, mas estamos aqui preparados para o que vier.

Para começar o ano, playlist com os hits que já invadiram 2020:

RESUMOS DO GOOGLE DE JANEIRO 2020…AHN? por Camila Jin Ahn

Sobre o autor
-