Retrospectiva Reclame: Relembre todos os GPs Brasileiros da história do Cannes Lions

Amanhã, 22/06, começa o tão esperado #LIONSLive, a versão online do Cannes Lions, que há muitos anos celebra a comunidade criativa mundial.

Pra entrarmos no clima do Festival, o Reclame separou todos os GPs brasileiros que fizeram história no Cannes Lions e marcaram a nossa publicidade. Confira!

1993
Peça: “Umbigo”
Agência: DM9
Anunciante: Guaraná Antarctica Diet
Categoria: Press & Outdoor

Em 1993, o anúncio “Umbigo” faz história no Cannes Lions, tornando-se o primeiríssimo GP do Brasil no Festival. Criado por Marcello Serpa e com direção de criação de Nizan Guanaes, a peça associa o refrigerante à boa forma física, e até hoje é reconhecida por usar uma comunicação puramente visual para comunicar o produto.

 

2000
Peça: “Braille”
Agência: AgênciaClick
Anunciante: Banco de Olhos de São Paulo
Categoria: Cyber

O segundo GP brasileiro veio em 2000, com a emblemática peça “Braille”, criada pela AgênciaClick. Os banners criados por Mauro Alencar e Edwin Veelo, com direção de criação de PJ Pereira e Eduardo Martins, convidavam o público a passar o mouse sobre uma mensagem em braille, revelando a frase: “Doe suas córneas”.

2005
Peça: “Reality Show”
Agência: DM9DDB
Anunciante: Super Bonder (Henkel)
Categoria: Cyber

Na peça de 2005, “Reality Show”, um monitor foi colado na parede apenas com a cola Super Bonder, onde ficou ao longo de 57 dias exibindo mensagens enviadas em tempo real pelo público via internet.

Criação de Cris Santoro, Pedro Gravena, Maurício Mazzariol, Alexandre D’albergaria e Keke Toledo, com direção de criação de Sérgio Valente e Fernanda Romano.

 

2010
Peça: “Música. Entenda do que é feita”
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Billboard
Categoria: Press

A peça consiste em imagens de artistas como Amy Winehouse, Eminem e Bono Vox, que, quando aproximadas, revelavam as inspirações musicais de cada um deles.

Criação de Marcos Medeiros, Danilo Boer e Andre Kassu, com direção de criação de Marcello Serpa, Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches.

 

2012
Peça: “Radio repelente”
Agência: Talent
Anunciante: Go Outside
Categoria: Radio

A criativa ação “Radio repelente” transformou aparelhos de rádio em repelentes de mosquitos ao transmitir um sinal na frequência de 15 kHz durante a programação da Band FM. Tudo isso para ajudar o público que praticava esportes ao ar livre a se livrar dos mosquitos durante suas atividades.

Criação de Leandro Lourenção, Bruno Bomediano e Philippe Degen, com direção de criação de Degen, Felipe Luchi e João Livi.

Confira também a matéria do Reclame sobre o GP:

2013

Peça: “Retratos da Real Beleza”
Agência: Ogilvy & Mather
Anunciante: Dove (Unilever)
Categoria: Titanium

A peça “Retratos da Real Beleza” foi um experimento de beleza ousado criado pela Ogilvy & Mather. No documentário, mulheres descrevem a si mesmas por trás de uma misteriosa cortina, a Gil Zamora, um artista forense treinado pelo FBI, que então desenhou seus retratos com base em suas descrições.

Com criação de Diego Machado e Hugo Veiga e direção de criação de Anselmo Ramos, é até hoje o case brasileiro mais premiado da história do Festival de Cannes, com o Grand Prix de Titanium, 10 Ouros, 2 Pratas e 4 Bronzes.

Confira também os bastidores da campanha na matéria do Reclame:

 

2013
Peça: “Fãs imortais”
Agência: Ogilvy & Mather
Anunciante: Sport Club Recife
Categoria: Promo & Activation

Na ação “Fãs imortais”, os torcedores puderam personalizar e imprimir uma carteirinha que os cadastravam como doadores de órgãos – tudo isso por meio de um aplicativo. A campanha foi um sucesso e é lembrada até hoje por atingir a adesão de 51 mil pessoas, zerando a lista de espera por transplantes na região metropolitana de Recife. Criação de Paco Conde e João Coutinho, com direção de criação de Paco e Roberto Fernandez.

 

2014
Peça: “Anúncio protetor”
Agência: FCB Brasil
Anunciante: Nivea
Categoria: Mobile

Criada pela FCB Brasil, a ação “Anúncio protetor” permitiu a conexão de uma pulseira infantil, distribuída em anúncios impressos, ao celular dos pais para que eles monitorassem a distância de seus filhos na praia.

Criação de Victor Bustani, Raphael Leandro de Oliveira e Andre Bittar, com direção de criação de Pedro Gravena, Joanna Monteiro e Max Geraldo.

 

2015
Peça: “100”
Agência: F/Nazca S&S e Stink
Anunciante: Leica Gallery
Categoria: Film

O lindo filme de celebração do centenário da marca com uma homenagem a grandes momentos da história da fotografia. Foi o primeiro GP do Brasil na categoria Film, a mais clássica do Cannes Lions.

Criação de Bruno Oppido, Romero Cavalcanti, Thiago Carvalho e João Linneu, com direção de criação de Fabio Fernandes e Eduardo Lima, produção da Stink, com direção de cena da dupla Jones+Tino e trilha da Satélite Áudio.

Confira também a matéria do Reclame sobre os bastidores da campanha: https://inspirad.com.br/por-tras-da-ideia-leica-100-da-fnazca-para-leica/

2018
Peça: “Detector de corrupção”
Agência: Grey
Anunciante: Reclame Aqui
Categoria: Mobile

Usando o reconhecimento facial, o Detector de Corrupção era um aplicativo grátis que acessava uma base de dados detalhada com todos os dados oficiais relacionados à corrupção, antes escondidos em centenas de tribunais por todo o país.

 

2018
Peça: “Tagwords”
Agência: Africa
Anunciante: Budweiser
Categoria: Print & Publishing

Na ação criada pela Africa e dirigida por Sergio Gordilho, foram divulgadas combinações de palavras que quando pesquisadas no Google Imagens, levavam o público a fotos que representavam a participação da Budweiser em diferentes momentos importantes da música. A criação é de Felipe Ribeiro, Rafael Quintal e Rodrigo Sganzerla.

 

2019
Peça: “Bluesman”
Agência: AKQA
Anunciante: Baco Exu do Blues
Categoria: Entertainment Lions for Music

A obra marcou a primeira vez que o Brasil levou um GP em Entertainment for Music. Feito pela Coala.lab em parceria com a AKQA e a produtora Stink, o vídeo lançado em novembro de 2018 é dirigido por Douglas Bernardt e passa por três músicas do disco do rapper baiano Baco Exu do Blues ao longo de seus mais de 8 minutos, abordando a realidade da população negra do Brasil e discutindo como o racismo está enraizado na sociedade.

 

2019
Peça: “Air Max Graffiti Stores”
Agência: AKQA
Anunciante: Nike
Categoria: Media

O case “Air Max Graffiti Stores”, criado pela AKQA em parceria com o coletivo Instagrafite e a Zohar Cinema, transformou painéis de São Paulo em mídia e alavancou as vendas dos tênis junto aos fãs da marca.

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