Você conseguiria imaginar alguma conexão criativa possível entre Coldplay e Silvio Santos? Pois é, ela existe. Ambos já beberam da mesma fonte de inspiração para compor grandes hits. E pasmem: o visionário comunicador brasileiro utilizou a referência em questão primeiro. Bem primeiro.
A descoberta vem de outro fato que vai te deixar surpreso: grandes clássicos da música brasileira, de compositores consagrados, são na verdade versões. Isso inclui desde “Borbulhas de amor”, de Fagner, a “Catedral”, de Zélia Duncan. De “Eva”, da Rádio Taxi – e depois Banda Eva – a “O meu sangue ferve por você”, de Sidney Magal – a que mais me surpreendeu da lista.
No caso de Silvião, a música “Ritmo de Festa” é a participação especial. Ela é na verdade uma versão inspirada em “Ritmo de La noche”, dos argentinos The Sacados, sucesso no país Hermano no fim dos anos 80. Além de servir de base para o clássico dos programas de auditório, seu início é simplesmente idêntico a “Every tear is a waterfall”, single do Coldplay integrante do álbum “Mylo Xyloto”, de 2011. Mais uma prova do caráter visionário de Senor Abravanel.
Confira abaixo as três canções e tire suas conclusões. A lista completa dos clássicos que você provavelmente não sabia que eram versões foi tirado do site Crush in Hi-Fi, que fala sobre o universo musical. E não deixe de conferir o Bonus Track no pé da página de mais uma inspiração para Silvio Santos.
Silvio Santos e seu clássico “Ritmo de festa:
The Sacados, a inspiração para o rei dos programas de auditório:
E não é que o Chris Martin também foi na onda do Silvio?
Bonus Track: mais uma inspiração de Senor Abravanel. Olha de onde veio o “lalalalá, lalá!”: