Quer maior inspiração que juntar trip, fotografia e música? Nas minhas andanças pelo mundo a fora, sempre procuro em determinadas horas me comportar como um local: descobrir, me expor, arriscar, conhecer alguém que more no lugar e que me possa levar em lugares que eu não fosse com a cabeça somente de turista. Foi assim que me comportei em Santiago (Chile), uma cidade incrível e pulsante! E foi nessa vibe que me envolvi e me apaixonei pelo bar The Clinic.
O bar tem uma história interessante que começa com a internação do ditador Augusto Pinochet na The London Clinic, em Londres. Um juiz espanhol aproveitou a oportunidade para dar uma ordem de detenção a ele pelas violações aos direitos humanos feitos no Chile. A prisão virou notícia no mundo todo.
Um grupo de amigos criou um jornal com o nome The Clinic, que tirava saro dos políticos chilenos e ironizava com manchetes e fotos engraçadas de Pinochet e seus partidários. O jornal teve tanto sucesso pelo humor sarcástico que logo ganhou camisetas lembrancinhas com a marca The Clinic – que, na sequência, viraram decoração das paredes do bar aberto por esses mesmos amigos.
A verdade é que foi duro ir embora desse lugar por inúmeras razões! Um cardápio grande de cervas, um setlist musical incrível, gente interessante e descolada, além da arquitetura perfeita para quem curte fotografar e se deixar seduzir pela arquitetura doida espalhada por vários “becos”.
Uma curiosidade: a cada dia, na porta do bar, há uma frase diferente ironizando a declaração de algum político (dá para conferir a declaração também no site dos caras). Sinceramente, eu ficaria feliz com uma filial do bar aqui no Brasil! Haja paredes para as frases polêmicas dos nossos políticos!
*fotos clicadas por Cesar Netto