Um campo de futebol iluminado com a energia dos jogadores
Uma das maiores paixões do povo brasileiro é o futebol. Além de fanáticos torcedores, adultos e crianças têm o costume de praticar o esporte no tempo livre, desde que as condições do “campo” contribuam para o bom desempenho dos jogadores e tornem a partida, no mínimo, segura.
Infelizmente, esse não era o caso do campo da comunidade do Morro da Mineira, no Rio de Janeiro, que se encontrava em condições precárias e impossibilitavam seu uso, principalmente à noite – uma vez que não havia nem a iluminação adequada.
Foi então que a Shell propôs uma solução para esse problema: ao premiar o sistema de energia cinética criada pelo engenheiro industrial Laurence Kemball-Cook, vencedor do concurso “Shell Iniciativa Jovem” (“Shell LiveWIRE”), a marca percebeu que essa nova tecnologia seria ideal para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram na comunidade.
Ao forrar a grama do campo de futebol com placas que convertem o peso de um passo em eletricidade, a iniciativa propôs uma solução prática e econômica para todos possam usar o campo em todas as horas do dia, uma vez que o movimento dos jogadores cria energia usada para iluminar o local durante a noite.
E para dar o pontapé inicial em nesse projeto inovador, ninguém menos que o ídolo Pelé. Veja mais detalhes do projeto nos vídeos abaixo: