Um relógio que avisa a hora da sua morte para vender planos funerários
Relógios que medem frequência cardíaca e gasto de calorias já são muito populares entre atletas amadores e profissionais. Com eles, conseguimos ter cada vez mais informações sobre o nosso corpo e como ele reage a diversas situações. Mas, e se houvesse um aplicativo que usasse esses cálculos matemáticos para prever o exato momento da nossa morte?
Essa é a proposta do hipotético Quitbit. Com um vídeo explicativo – ao mesmo tempo cômico e sinistro -, uma cientista mostra como o aplicativo obtém os dados que precisa para calcular a hora que o corpo pára de funcionar, dando ao usuário a possibilidade de organizar sua vida para que possa partir deste plano sem preocupações.
O filme foi criado, na verdade, pela agência Union Advertising Canadá LP para o Mount Pleasant Group, que tem 10 cemitérios, quatro crematórios e 14 mausoléus na área de Toronto. Fictício, ele faz parte da campanha “The art of saying goodbye”, para mostrar que o grupo é a melhor opção para quem gosta de um bom planejamento – em qualquer momento.
Em uma entrevista do criativo Glen D’Souza para o Adweek, a abordagem da campanha foi escolhida devido ao fato de que as pessoas evitam falar sobre o tema com familiares a amigos, e tanto este quanto os outros vídeos da campanha, dirigidos por Hubert Davis, têm como objetivo quebrar esse tabu – mesmo que com uma abordagem um pouco sombria.
Confira a série “Art of saying goodbye”: