Uma cartilha para tornar o câncer mais leve
O Beaba nasceu há pouco mais de um ano com um nobríssimo objetivo: desmistificar o câncer, esclarecendo a doença e seus complicados – e muitas vezes assustadores – termos. De início, o trabalho era realizado com palestras, apresentações, visitas a hospitais, materiais de apoio na internet e pesquisas. Agora, se prepara para um segundo e importante passo: a produção do Beaba do Câncer, uma cartilha ilustrada que facilita e amplia todo esse processo.
O projeto está sendo capitaneado pela presidente e fundadora do Beaba, Simone Mozzilli, e contou com o apoio de médicos e outros profissionais de saúde em sua concepção, além de publicitários. Ele traz os 100 termos mais comuns e importantes sobre a doença de uma forma mais simpática e clara. Os desenhos ficaram a cargo da ilustradora Elisa Sassi, também responsável pela identidade visual da organização sem fins lucrativos.
Inicialmente, a meta é produzir 500 cartilhas impressas para serem distribuídas em hospitais e clínicas de tratamento, facilitando o processo e conscientizando pacientes e seus familiares. Além disso, algumas delas serão entregues a um grupo específico, que terá a evolução de seu tratamento acompanhada por meio de um aplicativo, que ajudará também no entendimento de como o material auxiliou no processo.
Para trazer as cartilhas e tudo que envolve o projeto à vida, o Beaba está recebendo contribuições pelo Kickante, oferecendo recompensas aos doadores. O vídeo acima explica os objetivos da ação. Vale passar lá, conhecer um pouco mais e dar a sua ajuda!
História
O ponta-pé inicial do Beaba veio de um fato que tinha tudo para ser apenas mais uma história triste. Trabalhando voluntariamente com crianças com câncer de longa data, Simone teve a triste descoberta de estar com a doença, em estado avançado, durante uma operação simples para retirada de um cisto no ovário.
Ao iniciar o tratamento, com chances de sobrevivência de apenas 20%, ela teve grandes dificuldades de encontrar informações claras diante de uma série de dúvidas. As que encontrava eram geralmente muito técnicas e nada simpáticas em sua forma de apresentação. Foi então que reuniu um grupo de amigos, das mais diferentes áreas, para iniciar um movimento de mudança nesse quesito – daí o nome Beaba, uma forma de explicar didaticamente e de forma mais leve tudo que é necessário saber sobre a doença.
Vale conhecer melhor o projeto em seu site e as pessoas que fazem ele existir. Abaixo, um vídeo em que Simone é personagem de uma campanha recente da Nextel, contando um pouco da sua história. E um abraço ao nosso inspirador Jean Boëchat, que também é sócio-fundador e atua como diretor de marketing da instituição voluntariamente.