Uma das mais icônicas campanhas de Coca-Cola ganha paródia de Alex Bogusky
“Hilltop” é uma das mais icônicas campanhas não só da Coca-Cola, mas da história da publicidade. Lançada em 1971 em criação de Bill Backer, da McCann Erickson, ela de certa forma redefiniu os filmes publicitários, sendo à época o mais caro da história em produção. Recentemente, voltou à mídia ao aparecer no último capítulo da série “Mad Men”, como suposta criação de Don Drapper (desculpe pelo spoiler!).
Agora, “Hilltop” ganha uma nova versão, mas longe de seu objetivo inicial. Trata-se de uma paródia criada por ninguém menos que Alex Bogusky, ex-sócio e líder criativo da Crispin Porter e que há pouco mais de três anos deixou a publicidade para se dedicar a projetos de comunicação que “valessem a pena”.
Uma das principais frentes que Bogusky se dedica a combater é a indústria de refrigerantes – da qual esteve próximo durante muitos anos, criando algumas das mais importantes campanhas da história recente de Coca-Cola Zero e Burger King. Em 2012, lançou um filme de animação para o Center for Science in the Public Interest intitulado “Sugar” (veja abaixo também), com trilha do cantor Jason Mraz, destacando os malefícios de seu consumo excessivo por meio de ursos polares – achou a ligação?. Agora, para o mesmo cliente e por meio da Lumenati, de Denver (EUA), agência da qual é investidor e consultor, ele apresenta o novo trabalho.
O verdadeiro “Hilltop” traz pessoas de diferentes nacionalidades no topo de uma colina, pregando que gostariam de oferecer um lar, árvores de maçãs e felicidade ao mundo todo – obviamente regada a Coca-Cola. A paródia, porém, tem um hospital como plano de fundo e brinca trocando esses elementos por obesidade, diabetes e perda de dentes. “Eu gostaria de comprar um refrigerante para o mundo que não causasse doenças”, destaca a frase central da canção, em que enfermos aparecem cantando com irônicos sorrisos. Dá o play aqui embaixo para relembrar o original e assista à paródia de Boguski no player acima!
O filme “Sugar”, primeira paródia de Bogusky contra a indústria de refrigerantes, em 2012
Você pode acompanhar o debate sobre o novo filme pela hashtag #Change the Tune
#changethetune Tweets