Na última semana, fui com a equipe do “Reclame” até Buenos Aires para a cobertura do El Ojo de Iberoamérica, um dos mais tradicionais e importantes eventos sobre criatividade, publicidade e comunicação da região ibero-americana – compreendida por América Latina, Portugal, Espanha e mercado hispano dos Estados Unidos. Além de uma série de boas palestras e workshops, o que se pode ver por ali é uma série de trabalhos de classe mundial, que valem a pena serem vistos. Alguns, já premiados em festivais globais. Outros, que certamente serão fortes concorrentes nas edições futuras. Separo aqui para vocês 23 deles, entre cases e filmes, que valem o play por sua criatividade. Divirta-se!

“Ajuda no carrinho”, da colombiana Sancho BBDO para a Fundação Éxito de Éxito, aproveita o momento iminente de compra na internet para pedir ajuda a quem precisa. por valores mínimos a mais, o consumidor pode comprar um prato vazio ou um “cheio”, doando o valor a mais para garantir alimento a pessoas carentes.

 

 

Para mostrar de forma mais efetiva a quantidade excessiva de sal que usamos na comida, a Grey Argentina criou um produto especial, a pedido da Fundación Favarolo. “O sal que se vê” torna o corriqueiro tempero branco em algo colorido, se destacando – e assustando – quando utilizado em demasia.

 

“Hologramas pela liberdade” já tinha sido postado aqui no Inspirad e levou uma série de Leões em Cannes. No El Ojo, não foi diferente, tornando-se o case mais premiado do festival. O trabalho, elaborado pela DDB Espanha para a ONG No Somos Delito, enfrenta a Lei da Mordaça, proibição na Espanha sobre manifestações de rua. A solução? Realizar a primeira passeata usando apenas holografias.

 

 

 

Uma das campanhas mais corajosas que vi este ano, “Prazer em dobro” é o comercial criado pela espanhola Lola Mullen Lowe para Unilever. Lançando o novo sorvete Magnum Double, o filme destaca que “O prazer tem mais que um layer” e é protagonizado por uma série de transexuais.

 

Um lindo trabalho para resolver de forma efetiva e divertida dois problemas: crianças que não têm algum de seus membros e a falta de próteses para seus tamanhos, uma vez que esses equipamentos são sempre pensados para adultos. “Funtastic hands”, da Publicis Colômbia para a Fundação Cirec.

 

Esta é outra belíssima campanha que você já deve ter visto pelos posts do Inspirad. “Futebol vs Alzheimer” mostra que o esporte gera paixões maiores que qualquer limitação causada por uma das mais cruéis doenças. Criação da espanhola Lola Mullen Lowe para a revista de futebol Libero.

 

Uma solução simples e barata, idealizada pela Geometry Global Colômbia para o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável daquele país rendeu à agência o Grand Prix da categoria de Design do El Ojo 2015. “Armadilhas individuais” resolveu dois problemas: o controle do peixe-leão, espécie invasora e predadora do Caribe; e deu aos pescadores locais uma ferramenta fácil e segura para capturá-los, feita de materiais como garrafas PET usadas.

 

Divertida e viral, a campanha “Desafio climático”, da Del Campo Saatchi & Saatchi Madrid para a Toyota, forçava meteorologistas famosos a acreditarem em suas próprias previsões durante um mês. Eles eram obrigados a usar roupas condizentes com o clima indicado para aquele dia e a usar o novo Aygo, que abria sua capota caso a previsão fosse de tempo aberto e fechava caso houvesse chuva e neve – independentemente do clima real.

 

Eu achei “Emboscada Volvo” genial e totalmente pertinente. Para lutar contra a concorrência de BMW, Mercedes e Audi nos Estados Unidos, a marca anunciou test-drive das montadoras rivais e ofereceu um serviço especial: ir e buscar o cliente em casa. O serviço gratuito, porém, era realizado com um Volvo e um vendedor treinado, que aproveitava para mostrar os melhores atributos do carro no momento em que o cliente realmente pensa em comprar um carro. Criação da americana We Believers.

 

 

“Mais que um carro” explora a paixão típica dos latinos pelos automóveis. Voltada ao mercado hispano dos EUA proprietário de Toyotas, a ação pedia aos clientes que “batizavam” seus carros contassem a origem do nome. Como recompensa, recebiam por correio um patch metálico para aplicar no veículo. Criação da Conill Saatchi & Saatchi.

 

“Mães segurança” foi um dos cases brasileiros de maior destaque este ano no El Ojo. Elaborado pela Ogilvy Brasil para o Sport Club do Recife, o trabalho levava as mães de torcedores para atuarem como seguranças do estádio em dia de jogo – afinal, ninguém quer arrumar briga na frente da própria mãe, não é?

 

No ano passado, um turista ficou mundialmente famoso por ter postado uma série de imagens tristes em Porto Rico, por não ter conseguido viajar com sua família. E a Companhia de Turismo daquele governo não aceita que ninguém fique triste por lá. A solução: convidá-lo a retornar, com tudo pago, junto de sua família, para refazer as mesmas fotos, com as mesmas roupas, mas um enorme sorriso (verdadeiro) no rosto. Ideia da J.Walter Thompson Puerto Rico que virou pauta orgânica de centenas de veículos.

 

Mais um case brasileiro de reconhecimento internacional – e que não podia passar batido no El Ojo – é “Doll”, da FCB Brasil para Nivea. Tentando convencer as crianças de forma lúdica sobre a importância de se usar filtros solares, uma linha de bonecos viravam simpáticos exemplos da hora de renovar o produto e do que acontece quando eles ficam sem proteção.

 

Enfim um uso pertinente para o QR Code: a Andes, cerveja argentina que coleciona campanhas sensacionais, lançou a “Mensagem na garrafa”. A ideia? Oferecer uma garrafa personalizada como presente para alguém que você quer pedir desculpas. O “culpado” gravava um vídeo ao carregar os códigos únicos em cada garrafa e ofertava ao destinatário, que podia entender o “regalo” lendo o código com um smartphone. Prêmio para a Del Campo Saatchi & Saatchi Buenos Aires.

 

Para convencer os teimosos brasileiros a fazerem um exame de vista sem sair de frente do computador, a Africa usou a maior paixão nacional, o futebol, como atrativo. “ESPN eye test” usa times e atletas consagrados para testar a capacidade ocular dos fãs, tornando-se ainda uma forma natural e muito inteligente de divulgar a transmissão da Uefa Champions League pelos canais da ESPN Brasil.

 

 

Mais um brasileiro, agora criação da Leo Burnett Tailor Made. Para estimular o raríssimo uso do cinto de segurança no banco traseiro dos automóveis, a Fiat resolveu oferecer algo precioso para a maioria do público nos dias de hoje: wi-fi gratuito. A montadora instalou um dispositivo que oferecia internet sem fio em diversos táxis da marca e, para liberar o serviço, bastava afivelar o cinto. A ação foi intitulada “Wi-fi salva-vidas”.

 

 

Esta bela campanha parece, de início, apenas uma exposição fotográfica sobre janelas. No final, porém, gera uma grande reflexão sobre sua inspiração: as imagens são na verdade reproduções da única conexão de várias pessoas com dificuldade de locomoção com o mundo externo. “Janelas” é criação da Publicis Impetu, do Uruguai, para a Fundação Alejandra Forlán.

 

Como gerar diferencial para uma marca de cloro, além da qualidade do produto em si? A Clorox encontrou em um aparato externo a solução: “Clorox UV”, um iluminador que se acopla à embalagem e auxilia, usando ultra-violeta, o usuário a encontrar lugares que realmente precisam ser limpos. A criação é da J.Walter Thompson Porto Rico. (uma dica: se você é fanático por limpeza, não leve para o motel 🙂 ).

 

Quem disse que só as mulheres devem trocar as fraldas de seus filhos? Para garantir a igualdade na tarefa, a McCann Erickson Ecuador criou a “Fralda da igualdade” para a marca Pompis. O pacote com 24 unidades do produto trazia 12 delas direcionadas às trocas da mamãe e 12 do papai – assim, não havia desculpas sobre quem trocou mais vezes a criança.

 

“Leica 100” é um dos comerciais mais sensacionais que eu já vi. Aqui no “Reclame”, fizemos até uma entrevista especial com João Linneu, um dos principais criativos do filme criado pela F/Nazca S&S e produzido pela Stink, para descobrir detalhes de seu desenvolvimento (assista aqui). Grand Prix em Cannes este ano, ele repetiu o feito no El Ojo, ao fazer uma ode à fotografia celebrando os 100 anos da Leica. É de dar o play e aplaudir.

 

Questionando de forma inteligente e bem humorada o formato ideal de “família”, a Coca-Cola colocou na mídia o filme “Famílias”, elaborado pela McCann Espanha. A produção é da Landia. Não a toa um dos premiados do festival.

 

Quer jogar tudo para o alto? Está de saco cheio? Vai lavar louça! A ideia pode parecer clichê, mas ficou ótima com uma boa dose do humor argentino. “Chefe” é criação da Grey de lá para o detergente Magistral, da P&G.

 

Também na seara da psicologia e do humor argentino, o escritório hermano da Leo Burnett encontrou uma forma bacana de vencer o serviço da mecânica Car One Argentina. Imagine que o “Psicólogo” te enganasse e te tratasse como os maus mecânicos? A produção é da Argentina Cine.

23 dos cases mais criativos do El Ojo 2015

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.