11 “campanhas gays” maiores que o preconceito

Nesta semana, O Boticário foi alvo de polêmicas por conta de sua campanha de Dia dos Namorados, elaborada pela AlmapBBDO, que prega “Toda forma de amor” e mostra casais do mesmo sexo se abraçando e entregando presentes em alusão à data comemorativa (veja no vídeo acima).

Criticada por homofóbicos e até mesmo denunciada ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), a peça gerou grande repercussão nas redes sociais e provocou uma série de ações e posicionamentos por parte das marcas.

>> Curta o Inspirad no Facebook e siga no Twitter

O Boticário reforçou a sua plataforma de inclusão e a Motorola seguiu o caminho ao anunciar patrocínio à 19ª Parada do Orgulho Gay de São Paulo. Também nesta semana, a McKinsey divulgou pesquisa que empresas com maior diversidade sexual entre seus funcionários têm 33% mais chances de alcançar desempenho financeiro acima da média. O Tumblr “Aproveita e boicota também” entrou na onda para reunir algumas das marcas que possuem um posicionamento favorável à diversidade sexual.

Inspirados pelo tema, lembramos mais 11 campanhas maiores que o preconceito:

1. Sonho de Valsa: “Pense menos, ame mais” foi o slogan da campanha do Sonho de Valsa, criada pela Wieden+Kennedy São Paulo e que incentiva os momentos mais simples da vida a dois.


2. Banco do Brasil:
O banco veiculou uma ilustração em um de seus anúncios para reforçar seu posicionamento, ainda em 2015:

bancodobrasilgay


3. Tiffany:
A joalheria lançou uma série de anúncios com casais do mesmo sexo dando as mãos, acompanhadas de imagens da sua linha de alianças

tiffanygayanel


4. Gol:
A companhia aérea fez até um pequeno documentário do tema para o Dia das Mães:

 

5. Coca-Cola: A marca de refrigerantes soltou recentemente um anúncio em que prega “felicidade acima de tradição” neste ano. Em 2014, ela já havia abordado o tema em seu comercial para o SuperBowl.

CocaColaGay


6. Hallmark:
Também neste ano, a Hallmark fez a campanha #PutYourHeartToPaper nos Estados Unidos, gravando com casais reais hetero e homossexuais contando o que amam em seu par:


7. JC Penney:
Em 2012, o anúncio da varejista JC Penney para o Dia dos Pais contava com um filho se divertindo com os dois pais reais. A campanha também tinha uma versão feminina para o Dia das Mães.

JCPenneyFathersDay2012


8. Ray Ban:
Também em 2012, a Ray Ban seguiu o seu slogan “Never Hide” mostrando um casal gay andando de mãos dadas na rua, em um ambiente que remete a meados da década de 1940.

RayBanGayNeverHide


9. McDonald’s:
Em 2010, a rede de restaurantes abordou o tema em um comercial veiculado na França:


10. Johnnie Walker:
Em 1997, a Johnnie Walker veiculou este comercial que começa mostrando um pai levando a filha ao altar. Mas o comercial tem um twist no final: é um casamento feminino.


11. Absolut:
Em 1989, a marca de vodka veiculou nas principais revistas de Nova York um anúncio com uma versão de sua icônica garrafa pintada com o arco-íris, símbolo gay.

absolutgay

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.