Ilustrando e inovando em apresentações com o Paper

Faz algum tempo que fui atrás de formas diferentes para apresentar ideias e projetos. É claro que dá para fazer nos softwares comuns, mas ainda queria algo diferente. Então, encontrei o app para iPad Paper, da produtora FiftyThree, e achei sensacional!

O apelo do aplicativo é usar a interface como a de um moleskine e com diversos tipos de pincéis. Além da gama de cores, a brincadeira vai além. É possível criar seu próprio caderninho, customizar a capa, montar sua apresentação com a inteligência da pen e das formas geométricas, e fazer ajustes e rafes direto no tablet na apresentação – o que gera uma atenção maior. Como sou ilustrador, uso e abuso. Além das pinceis de ilustração e pintura, na última atualização, o Paper incluiu o Think Kit, ferramentas que facilitam demais a criação de infográficos e outros elementos de apresentação.

Além do software, vencedor de diversos prêmios de App do Ano (Fast Company, Apple, SXSW e The Verge), a fabricante criou o Pencil, uma stylus genial, com sensibilidade diferente das que existem hoje. A ferramenta tornou-se a principal fonte de renda da FiftyThree, que agora aposta na venda da caneta “física” – e com isso tornou o app, antigamente freemium, em gratuito. De quebra, podemos mandar imprimir pela própria Moleskine (menos no Brasil, por enquanto).

Vale conferir o site e ver os projetos incríveis feitos lá com uma interface simples – e ainda podemos compartilhar com os usuários para que completem nossas ideias ou contribuam com observações direto na folha do moleskine. Criei um tumblr com as brincadeiras que fiz: o Ilustra no iPad.

 

Ilustrando e inovando em apresentações com o Paper

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.