Animação dublada por idosos para combater a solidão
O estúdio Aardman Animations, em parceria com o artista Nick Park, lançou um filme para o Bristol Ageing Better, uma organização britânica que auxilia pessoas da terceira idade a viverem vidas mais ativas, evitando o isolamento e a solidão que podem vir com o passar dos anos.
A animação, lançada nesta semana, procura mostrar de um jeito cômico, divertido e autêntico as dicas dos beneficiados da organização para alcançarem uma vida mais plena e satisfatória, mesmo com todas os desafios que a idade avançada carrega. Mas, para deixar essas dicas ainda mais fofas, os depoimentos foram reinterpretados como falas de animais praticando esporte e fazendo piqueniques.
“Ouvir as vozes dos idosos de Bristol falando sobre solidão nos ajudou a entender o quão fácil é para as pessoas ficarem solitárias”, disse Heather Wright, produtora-executiva da Aardman. “Eles nos deram histórias reais que tocaram nossos corações e nossas mentes. Nosso trabalho era simplesmente trazê-los à vida de um jeito memorável, enquanto abordávamos um tema de extrema importância para nós”.
O artista Nick Park já ganhou um Oscar de melhor curta de animação em 1990 com uma ideia parecida: O Creature Comforts (assista abaixo), produzido em 1989, usa depoimentos de moradores da cidade de Londres para fazer um paralelo com a vida que os animais selvagens têm em um zoológico, em uma espécie de crítica ao êxodo urbano e à qualidade de vida das pessoas na cidade grande – e sem deixar de ser “fofo”. Ele e o Aardman Animations também foram responsáveis pelo longa-metragem “Fuga das Galinhas“.




