Bonecas como protagonistas de clássicos Hollywoodianos
Nesta semana, já falamos sobre uma ação brasileira que promove os direitos da mulher em relação ao próprio corpo, mais especificamente em relação ao aborto. E para a marca de brinquedos infantis GoldieBlox, o empoderamento das mulheres já está no DNA.
A marca lançou um filme questionando: “E se todos os heróis dos filmes de ação fossem mulheres?”, no qual faz uso do próprio portfólio de produtos para recriar famosas cenas do cinema se os protagonistas fossem do sexo oposto. Cenas de “007“, “De volta para o futuro” e “Gladiador” fazem parte do curta, que tem como trilha sonora o hit “I need a hero”, de Bonnie Tyler.
E para quem chegou a duvidar dos dados apresentados no comercial, o blog da GoldieBlox confirma em uma postagem inspirada por atrizes de Hollywood, como Viola Davis e Jennifer Lawrence: apenas 12% dos protagonistas das grandes produções da indústria são mulheres. Quando se fala de mulheres negras, então, a porcentagem é ainda menor.
Veja boneca Ruby Rails como estrela do cinema!
Nota do editor: apesar da GoldieBlox ter essa estratégia desde o lançamento da marca, a Mattel também procurou empoderar a figura feminina em sua ultima ação de promoção da famosa boneca Barbie, após uma série de críticas em relação aos valores passados por ela. Vale rever.