PropagandoMúsica: Coca Cola “Heróis”, trilha de David Bowie com criação da Ogilvy Brasil

É uma honra inaugurar o Propagandomúsica com um clássico absoluto: O filme presente na coluna dessa semana é o “Heróis”, da Coca Cola (adaptado no Brasil pela Ogilvy), que conta em sua trilha com “Heroes”, um dos cartões de visita de ninguém menos que David Bowie.
A canção é o principal single do álbum homônimo de Bowie, lançado em outubro de 1977. O disco é a segunda parte do que veio a ser chamada de “trilogia Berlin”, período considerado por muitos como como o ápice criativo do artista.
Bowie refugiou-se em Berlin com o amigo (e não menos influente) Iggy Pop, numa tentativa de reabilitação dos excessos e de longas turnês. Na cidade, abusou de toda a influência do Krautrock, vertente alemã do rock marcada por suas batidas quase matemáticas e o pioneirismo nos experimentos com sintetizadores e baterias eletrônicas. Foi dessa cena que saíram bandas fundamentais como Can e Kraftwerk.
Deste prolífico ambiente saíram três obras-primas da extensa discografia do camaleão: “Low”, “Heroes” e “Lodger”.
Confira então David Bowie, com a clássica “Heroes”:

Trivia:
– A trilogia marcou a parceria de Bowie com Brian Eno, do Roxy Music.
– Uma das músicas do disco “Heroes” foi intitulada “V-2 Schneider” em homenagem a um dos fundadores do Kraftwerk. O agradecimento veio em “Trans Europe Express”, em que Bowie e Iggy Pop são citados em um verso.
– A inconfundível guitarra de “Heroes” é de Robert Fripp, que posteriormente fundou o King Crimson.

Por Vinicius Alvares

Sobre o autor
- Os programas, matérias, colunas e quadros produzidos para os programas "Reclame", do Multishow; e "Rock Reclame" na Kiss FM 102.