ME LIMITO A 2 PALESTRAS POR DIA NO SXSW…AHN? por Camila Jin Ahn

Sempre tive curiosidade de conhecer o SXSW (South by Southwest), mas sempre foi difícil coincidir as férias ou simplesmente não priorizei o festival nos meus orçamentos. Ano passado com a transição profissional que eu tive do mundo corporativo para o empreendedorismo, entendi que era o momento de arriscar o investimento no SX (como bons brasileiros, já encurtamos o nome para um apelidozinho). E para a minha surpresa, foi realmente um dos melhores festivais/convenções/eventos que já fui.

Justificando minha surpresa, eu nunca desmereci o SXSW, mas como não conheci uma pessoa que falou mal do evento, eu tentei manter as expectativas baixas para evitar qualquer decepção durante a viagem, porque muitas vezes eu o enxerguei como o “Coachella” profissional. Ele não deixa de ser isso, mas nas redes a gente tenta sempre exagerar o lado legal do negócio. Então fui lá sem nem criar um calendário, o que para muitos pode parecer loucura devido a quantidade absurda de conteúdo a ser absorvida.

Resumo do Google sobre o SXSW: criado em 1987, o South by Southwest é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que acontece toda primavera em Austin, Texas, nos Estados Unidos.

A maioria dos textos sobre o SX mencionam a gíria americana FOMO (Fear of Missing Out – medo de perder algo) porque além de zilhões de palestras acontecendo ao mesmo tempo, o festival tem: ativações de marcas, shows, exibições de arte, feira de tecnologia, feira de games, filmes, happy hours abertos e fechados, além de todo o networking que você pode fazer com as pessoas presentes no evento. Quando eu estava no aeroporto, abri o aplicativo do SXSW (que é ótimo!) e comecei a ver as palestras que mais me interessavam. Quando comecei a selecionar, vi que tinham várias no mesmo horário e a palpitação já começou. Resolvi deixar de lado e pensei: vou chegar lá e ver o que de fato eu vou querer fazer. E foi a melhor decisão que eu tomei.

 

Show de Khalid na casa do Uber Eats
Fonte: sxsw.com

 

Depois de pegar o meu crachá, na frente do centro de convenções já tinham vários bares e restaurantes reservados por empresas como a Dell, SAP e Sony com café da manhã, bebidas, brindes e várias ativações tecnológicas para experimentarmos. Foi aí que decidi priorizar todas as ativações, shows e feiras em vez das palestras. Olhei todo o aplicativo com calma neste dia, escolhi uma a duas palestras por dia e o resto do SX só fiquei andando e visitando os lugares.

Agora talvez você me pergunte: como você escolheu somente 2 palestras por dia em um lugar com tanto conteúdo? Já no canal do YouTube do SXSW, eu notei que todas as grandes palestras eram gravadas e por isso resolvi evitar aquelas que eram nos maiores auditórios. Uma delas que tentei ir, sinceramente fiquei na fila mais de uma hora e você não entra tanto em contato com o palestrante quanto os auditórios menores. Então de primeira, já risquei todas elas, principalmente a de pessoas famosas. A não ser que você seja extremamente fã da pessoa, ela estará no YouTube depois, pode ficar bem tranquilo/a. As palestras menores, mas relevantes, sempre são resumidas em várias mídias como aqui mesmo no RECLAME, na WGSN, no Mashable, no Updateordie, etc. Enfim, até o próprio palestrante acaba cedendo boa parte do conteúdo em suas redes sociais.

 

Amo o Trevor Noah, mas priorizei não ficar na fila por ele no SXSW 2019
Fonte: sxsw.com

 

Os ingressos do SXSW são divididos entre seus chamados “tracks”, que são basicamente os segmentos do evento: Interactive, Film e Music. Dentro de cada uma, principalmente da track Interactive, você tem vários subsegmentos de diversos temas que vão desde Publicidade e Experiência de Marca até Cannabusiness e Governo e Política. Quando você começa a escolher as palestras no aplicativo, você nota que as que são do mesmo tema ficam geralmente no mesmo local.

Ano passado eu foquei nas palestras de moda e 90% delas foram dentro de um hotel, o que é ótimo porque perdi muito menos tempo transitando entre palestras. Geralmente, todos os ingressos permitem que você entre em todas as palestras ou ativações, o que acontece é que eles priorizam o ingresso respectivo. Se for uma palestra de Futuro da Música, as pessoas com o ingresso do track Music terão preferência na fila e se lotar, os que são de tracks diferentes correm o risco de ficar fora.

O fator da geolocalização é muito importante. O evento acontece em uma área gigantesca de vários bairros de downtown de Austin. Então, comecei a escolher as ativações de acordo com o local para não perder tempo correndo de um lado para o outro. Tem uma área que ficam as maiores ativações de marca como Netflix, Twitter, Snapchat e sr. Jeff Bezos, moço mais rico do mundo, não ficou para trás. A ativação da Amazon era de longe a maior de todas com o tema da série Good Omens da Amazon Prime Video. O local era todo temático com direito não somente a open bar e DJ, mas open de sushi, open de manicure, open de filhotes de cachorro (sim, tinha uma empresa de adoção para você conhecer e brincar com os doguinhos), open de brindes, open de tudo basicamente (menos de assinatura prime de grátis rsrsrs).

 

Filhotes na ativação da Amazon no SXSW 2019
Fonte: gettyimages.com

 

Além de tudo isso e vários shows que eu fui como da Joan Jett, J Balvin e Khalid, o mais importante do evento, com certeza, foi o networking. Vários amigos e colegas de trabalho estavam desde o aeroporto comigo e conheci muitas pessoas em todo o evento. Se você me acompanha aqui desde o começo, talvez lembre de quando eu contei rapidamente que a oportunidade que eu recebi do RECLAME aconteceu no SXSW. Correndo entre as palestras, parei em um food truck e peguei uma mesa sozinha. Três caras perguntaram se eles podiam sentar comigo e depois de entrevistas para o programa do Multishow direto do SXSW 2019, acabei ficando aqui com vocês :D.

 

Eu e o Fernando Muylaert na minha primeira participação para o RECLAME no SXSW 2019
Fonte: instagram.com/camilacordoce

 

Então o que eu aprendi para o SXSW 2020? Já olhar todas as palestras no app e escolher as minhas favoritas, mas sem apego. Dou um Google rápido no palestrante para ver se não posso perder mesmo e depois de decidir essas, já dou uma olhada no mapa para ver os locais das conglomerações de ativações, confiro os shows que quero ir e separo uma manhã para a feira de tecnologia. Daí é rezar pra tentar manter 70% do planejado, porque lá você encontra todo o mercado brasileiro e muito networking potencial imperdível.

Fique de olho na gente lá no festival pelas nossas lives, stories e posts no @programareclame do Facebook e Instagram. Se nos encontrar, passe para nos conhecer e dar um oi!

PS: um segredinho meu para os RECLAMERS, confira os sites https://do512.com/ e https://www.festivalsaviors.com/ para ficar sabendo dos shows, open bars e possíveis atrações surpresas 😉

Como playlist da semana, segue a oficial do SXSW 2020 com as bandas que irão se apresentar no evento:

ME LIMITO A 2 PALESTRAS POR DIA NO SXSW…AHN? por Camila Jin Ahn

Sobre o autor
-