REPRODUÇÃO EXPONENCIAL DAS LIVES…AHN? por Camila Jin Ahn

Oi, meu nome é Camila e eu estou há 10 dias sem sair de casa (kkkkkk). Voltei recentemente dos Estados Unidos, por isso, nem sair para fazer compras eu me atrevo, para a precaução e proteção de todos. Sorte a minha que tenho vizinhos lindos demais que estão me ajudando com o mercado, sem contar todo o meu agradecimento ao pessoal de logística, supermercados, farmácias e aplicativos de delivery. Já fiz home office, montei lego e quebra cabeça, joguei videogame, me exercitei, li um livro, vi séries, limpei a casa…nada do que deve estar sendo muito diferente para a maioria de vocês em uma situação global tão delicada.

O Covid-19 está nos forçando a refletir sobre vários comportamentos nossos e como vamos agir após esta crise passar e a dúvida de como seremos capazes de enfrentar as consequências do vírus. Cada dia é uma chuva de notícias tanto no Brasil quanto no mundo que nos deixam cada vez mais apreensivos. Foram muitos jobs perdidos, muitas campanhas pausadas, muitos eventos e shows cancelados, muitos planos parecendo em vão. No meio de tantos desafios, o coronavírus também testa demais a nossa criatividade. Seja como entreter um bebê em casa ou como uma celebridade/marca interage com seus seguidores.

O Fernando Muylaert postou um meme de uma cena de Toy Story, onde o porquinho-cofrinho está apertando os botões do controle remoto loucamente passando os canais da TV com a legenda: eu passando as Lives no meu Instagram. Esta sou eu loucamente apertando meu celular ao ser atropelada pela quantidade de Lives que se reproduz exponencialmente todos os dias antes de chegar nos Stories dos perfis que eu sigo. Eu amo o Instagram, mas eles não controlam 100% a relevância dos conteúdos postados pelos seus usuários e confesso que as notificações de uma nova Live no ar estão começando a me cansar digitalmente. Entretanto, existem muitas marcas e celebridades que estão usando as Lives com excelência e vale dividir esse trabalho muito legal que eles estão realizando com seus seguidores.

Cena de Toy Story 2
Fonte: disney.com

Resumo do Google sobre as Lives do Instagram: funcionalidade dos Stories onde você pode transmitir um vídeo e interagir com seus seguidores ao vivo. Quando você está transmitindo uma Live, a “bolinha” do seu perfil na sessão dos Stories fica com destaque diferenciado, mostrando aos seus seguidores que você está ao vivo.

Com muitos festivais e shows cancelados, os primeiros a se destacarem nas Lives do Instagram no início da quarentena foram os cantores Chris Martin do Coldplay e John Legend. Em parceria com a Global Citizen e a OMS (Organização Mundial da Saúde), eles fizeram mini shows em suas casas usando a hashtag #TogetherAtHome (#JuntosEmCasa). Chris Martin teve cerca de 300 mil visualizações em sua Live e John Legend teve a ilustre presença de sua esposa, a modelo e apresentadora Chrissy Teigen. Outros artistas como Charlie Puth, Shawn Mendes, Camilla Cabello, Jennifer Hudson e Hozier estão nesta mesma parceria. Fiquem atentos para mais shows vindo por aí.

Aqui no Brasil, temos várias iniciativas de festivais em casa como o: Festival Música Em Casa, Festival Lá de Casa e Festival Fico Em Casa BR. Parte do primeiro festival mencionado acima, a Sandy realizou sua primeira Live do evento com seu marido Lucas Lima. Ela teve um pico de 148 mil pessoas visualizando sua transmissão incluindo celebridades como Carolina Dieckmann, Renata Aragão e Fernanda Paes Leme. Além da apresentação de suas músicas, a cantora dividiu um pouco da sua rotina de quarentena com seu filho de 5 anos e quando vai poder se reencontrar com seu irmão Júnior.

Fonte: instagram.com

Outras duas celebridades que estão se destacando ainda mais com as Lives do Instagram são a Sabrina Sato e a Anitta. Ambas com Lives diárias, e muitas vezes mais de uma vez por dia, as duas personalidades estão dividindo seu “confinamento” com seus seguidores e como estão lidando com a nova rotina. A Sabrina divide seus treinos físicos, suas atividades como mãe de Zoe e faz várias vídeo-chamadas com famosos para compartilharem juntos a quarentena.

A Anitta também divide seu treino, e mais, aulas de cozinha e de francês. Além disso, a Anitta faz parte da campanha #HomeTeam (#TimeCasa) da Adidas, onde várias celebridades do mundo todo estão dividindo como elas estão investindo seu tempo extra em casa como: exercícios físicos, mentais, criativos, quais videogames estão jogando, quais brincadeiras estão fazendo com os filhos e animais de estimação, etc. E claro, no final sempre o lembrete de ficarmos em casa o máximo possível.

Fonte: adidas.com/hometeam

Obviamente, nessa onda de parceria de marcas + celebridades + Lives, o próprio Instagram não podia ficar de fora. A empresa do Facebook iniciou recentemente com a Miley Cyrus o #TakeABreak (#DarUmTempo ou #DarUmIntervalo), um mini programa com a cantora/atriz em seu momento de quarentena. Em um cenário 100% instagramável, Miley divide dicas de mindfulness com citações da cultura pop como Beyoncé, sessões de meditação e alongamento, e claro, alguns trechos de suas músicas. E mais importante, tudo isso com seus cachorrinhos. Por que como não amar um Instagram com cachorrinhos?

Miley Cyrus ensinando Bo uma citação de Beyoncé: “se tudo fosse perfeito, você nunca aprenderia e nunca cresceria”
Fonte: instagram.com/instagram

Esses foram alguns exemplos de marcas e celebridades que conhecem bem sua audiência para fornecer um conteúdo com altas visualizações e engajamento. Temos outros perfis como a da Sephora Brasil com dicas das suas novidades de maquiagem e profissionais do mercado, Rita Lobo ensinando ao vivo suas receitas para nós que precisamos cozinhar mais em casa agora e muitos mais exemplos que ainda estão por vir.

Eu sei o quão difícil é gerar um conteúdo altamente relevante sem tempo de planejamento, ao mesmo tempo que o coronavírus trouxe crises financeiras, psicológicas, profissionais e muitas mais, que nunca tivemos que lidar antes. As Lives do Instagram se tornaram uma forma de construirmos um senso maior de comunidade e compartilhamento de nossos medos e ansiedades em um momento onde o contato humano é extremamente limitado. Além disso, a quarentena pode ser uma das poucas oportunidades onde teremos mais tempo de escutar de fato nossos clientes e mostrar que queremos oferecer soluções as necessidades deles, seja o tédio de estar em casa ou como manter a mente sã numa casa cheia de crianças.

Seja tricotando, no Zoom com seus amados, no Netflix e afins, no álcool ou no videogame, vamos nos manter saudáveis em casa para voltarmos a nossa rotina o mais rápido possível. Enquanto isso, nossa equipe do Reclame também está de casa editando vídeos e conteúdos para vocês 🙂

E para finalizar, deixo um lembrete muito importante da nossa querida Mônica Salgado, expressando de forma simples e direta a relevância de um conteúdo bom e útil:

Fonte: instagram.com/monicasalgado

Em vez de uma playlist, deixo dessa vez o link do Spotify para você descobrir suas Músicas de Estimação! Ele gera duas playlists personalizadas para você 🙂

https://musicadeestimacao.byspotify.com/

REPRODUÇÃO EXPONENCIAL DAS LIVES…AHN? por Camila Jin Ahn

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