Música: Novos e velhos formatos, distribuição, qualidade e o artista independente nesse novo cenário. Por Vinicius Alvares.

Na segunda parte da matéria sobre os novos e velhos formatos de como recebemos e consumimos música, Vinicius Alvares, nosso colunista no Reclame no Rádio com Pop Up, continuou o papo com o produtor e músico Chuck Hipolitho; com Bruno Vieira, do Rdio; e com Mathieu Le Roux, do Deezer, sobre como o analógico e o digital encontram espaço dentro da atual indústria musical e como ela está sendo distribuída. Uma das discussões levantadas é de como a criação musical está sendo afetada pelo digital. Vale a pena entender um pouco mais sobre esse novo cenário da indústria musical.

Aproveitando o gancho da nossa matéria, uma das grandes discussões é de como a tecnologia está afetando a forma como ouvimos música e de como a qualidade do som caiu. Confira o documentário The Distortion of Sound, produzido pela Bandito Brothers e KBS+ do Canadá para a marca de áudio profissional Harman, que conta com a participação de importantes nomes da música, entre eles, Slash, Quincy Jones, Snoop Dogg, Mike Shinoda, Steve Aoki, Hans Zimmer, Andrew Scheps, Manny Marroquin, Dan the Automator, Lianne La Havas, Kate Nash, A.R. Rahman, Neil Strauss, Chris Ludwig, Greg Timbers e Dr. Sean Olive, o documentário retrata justamente essa discussão sobre a qualidade do som e de como os novos formatos digitais estão acabando com a música e de como esses artistas continuam a arte de se escutar música com alta fidelidade.

 

Sobre o autor
- Os programas, matérias, colunas e quadros produzidos para os programas "Reclame", do Multishow; e "Rock Reclame" na Kiss FM 102.