PropagandoMúsica goes Bollywood
Um guia prático de como se entrar triunfalmente em uma festa e um encontro bollywoodiano. Essas são as campanhas criadas pela Wieden+Kennedy Amsterdan para a Heineken em 2011, que conquistaram milhões de views e têm em comum passagens musicais bem humoradas que atraíram a atenção de uma grande audiência.
O primeiro da série, “The Entrance”, lançado em 2011, conta com uma apresentação do “The Asteroids Galaxy Tour”, banda dinamarquesa formada em 2007 e que já em sua primeira apresentação profissional abriu um show para Amy Winehouse em Copenhagen, a pedido da equipe de produtores da cantora que teve acesso a uma demo gravada pelo Asteroids.
Com apenas dois discos lançados, o grupo liderado pela loira Mette Lindberg ganhou ampla visibilidade e uma nova base de fãs graças a presença em um comercial do iPod Touch (a Apple mais uma vez alavancando carreiras, tema que renderá um especial por aqui) e a uma vaga de banda de abertura durante a turnê européia de 2009 da Katy Perry. Recentemente a banda esteve no Brasil para divulgar seu último álbum, “Out of Frequency”.
Em novembro do mesmo ano, a Heineken lançou “The Date”, sequência de “The Entrance”, arrebatando mais de 5 milhões de views em poucas semanas.
Desta vez o protagonista (interpretado pelo francês Guillaume Dolmans) tenta de todas as formas impressionar seu par, tudo ao som de um exótico número de rock’n’roll indiano. O responsável pela musica é o intérprete Mohammed Rafi, monstro das trilhas sonoras de Bollywood que gravou mais de 4500 canções para o cinema local. Durante seus 35 anos de carreira, ficou conhecido pela versatilidade em interpretar canções de inúmeros gêneros e línguas, indo desde peças patrióticas a música clássica e rock.
Rafi é um símbolo de uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo, que já sobreviveu a eventos traumáticos como a segunda guerra mundial, sua independência e a grande depressão, seguindo forte com suas tramas novelescas e seus musicais hiperbólicos, com orçamentos que rivalizariam facilmente com Hollywood e outros “concorrentes” ocidentais.
A música, “Jan Pehchan Ho” faz parte da trilha de “Gumnaam”, thriller hindú recordista de bilheteria, gravado em 1965. A cena em questão também foi utilizada como sequência de abertura do cult “Ghost World”, filme de 2001 estrelando Scarlett Johanson (com apenas 15 anos) e Steve Buscemi.
Assista então a “Jan Pehchan Ho” em seu contexto original, diretamente de “Gumnaam”: