Reclame PGM. 40 / 2013
Fred Saldanha, natural de Portugal e brasileiro de coração, é o entrevistado dessa edição do programa Reclame. O vice-presidente de criação da AgênciaClick Isobar, conversou com Bruna Calmon sobre sua trajetória, mercado digital, redes sociais e o futuro da comunicação. Saldanha, que há mais de 20 anos contribui para o mercado publicitário, definiu a evolução das redes sociais como “um momento especial onde a marca pode se humanizar”.
“Tem muitas marcas que são amadas por seus consumidores. Sua legião de seguidores levantam bandeiras, e querem saber, a todo o momento, o que a marca está fazendo. Isso acaba criando um excelente canal de interação e diálogo”, comenta. Para finalizar, o publicitário fala sobre o que planeja para o futuro da comunicação, “durante 20 anos eu escrevi comercial e agora estou aprendendo a escrever patentes. Quando escrevemos uma patente é porque aquela ideia foi levada para frente. É um novo rumo para nós publicitários, pensar no negócio como um todo, e não simplesmente como criativo”, afirma.
No quadro Making of, o programa traz a nova campanha de marketing do banco Itaú, ‘I Tempo’, que visa otimizar o tempo dos clientes. Criada pela DM9DDB, a campanha foi totalmente focada no tempo que as pessoas irão ganhar com as agências que abrem mais cedo e com as soluções mobile. ‘“O briefing foi muito desafiador, é muito difícil falar de tecnologia sem ser distante, e a gente conseguiu, acredito. Falamos de uma forma quente, próxima, de uma forma que as pessoas vão se enxergar naquela realidade”, comenta Guilherme Bernardes, Diretor de Atendimento da DM9DDB.
“No processo criativo pensamos em quem seria uma figura que precisaria fazer as coisas de um jeito muito simples, por ter uma limitação tanto de tempo, quanto física, de não poder ter toda essa locomoção. No primeiro plano, pensamos em uma mãe de trigêmeos, porque até para segurar as crianças, a mão está ocupada. Fazer uma operação de banco no mobile ou sacar dinheiro usando só o dedo, já facilitaria a vida dela. Também usamos a figura do pai moderno, como a gente conhece hoje, cuida dos filhos e tem uma série de tarefas pra fazer”, completa Wilson Mateos, Diretor de Criação da DM9DDB.