PGM. Reclame 41 / 2013 Veja os bastidores da campanha em que Johnnie Walker paga o taxi dos consumidores da bebida, O making of do Festival Villa Mix e o lançamento do coletivo “Bem Pensado.doc” da Consul

Nesta edição, o Reclame destaca a ação criada pela Johnnie Walker para conscientizar os frequentadores de balada acerca da importância do consumo responsável de bebida alcoólica. O programa acompanhou uma sessão de fotos da marca com a atriz Cléo Pires e o piloto de Fórmula 1 Jenson Button, estrelas da campanha. Além disso, a atração traz as coberturas do festival VillaMix – mais novo cliente da agência 9ine – e do lançamento do documentário “Bem Pensado.doc”, desenvolvido pela equipe de comunicação da Consul.

Número um na venda de whisky no mundo e no Brasil, a Johnnie Walker busca, com a nova estratégia, além de alertar os consumidores sobre os perigos de misturar álcool e direção, recompensar aqueles que optam por não usar o carro após a balada. Para isso, a marca se dispõe a rachar o táxi da volta pra casa. “A mecânica é simples: toda quinta nós publicamos uma senha na fanpage da Johnnie Walker. Os seguidores maiores de 18 anos podem utilizar esse código ao ligar para a central rádio táxi e, com isso, conseguir os primeiros 10km da corrida de graça, nas noites de quinta, sexta e sábado”, explica o Álvaro Garcia – diretor de marketing de whisky da Diageo.

De acordo com Garcia a ação faz parte de uma campanha global que pretende atingir a marca de 1 milhão de quilômetros “doados” em todo o mundo. Deste total, 200 mil distribuídos no Brasil, para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. “Ano a ano desenvolvemos iniciativas como essa, com o objetivo de atingir milhares de pessoas e conscientizá-las sobre a importância da responsabilidade durante o consumo de bebida alcoólica. Estas ações fazem parte da estratégia de responsible drinking, que a Johnnie Walker já consolidou no mercado”, disse.

O programa também traz o making of do VillaMix, maior festival de música sertaneja do Brasil, que agora faz parte do rol de clientes da badalada agência 9ine. Com atrações de peso como Paula Fernandes, Bruno & Marrone, Jorge e Mateus e Gustavo Lima, o evento tem se mostrado uma excelente oportunidade para as marcas, devido a sua grande influência entre os jovens e o grande número de pagantes que reúne a cada edição.

Segundo o sócio da 9ine, Marcus Buaiz, os planos da agência para o VillaMix são grandiosos e incluem a diversificação de estilos musicais presentes no festival. “Nós estamos muito honrados com essa parceria. Acreditamos que o VillaMix não é um festival importante só para o Brasil, mas para o mundo, e é para isso que vamos trabalhar daqui pra frente”, afirma. Entre os planos para o próximo ano, Buaiz destaca o viés solidário do evento, que será intensificado com a doação de parte da arrecadação dos ingressos para a Fundação Criando Fenômenos, do jogador e presidente da 9ine, Ronaldo Nazário.

Ainda na edição desta quinta, o Reclame traz a cobertura do lançamento do coletivo “Bem Pensado.doc”, iniciativa que simboliza o novo posicionamento da marca Consul, adotado em 2013 para estreitar o relacionamento com os consumidores e com a sociedade. Focado em personagens que tiveram “ideias bem pensadas”, o filme foi criado com o objetivo de contribuir para melhorar a vida das pessoas, tal qual os produtos Consul vem fazendo ao longo dos 60 anos da marca.

Sobre o autor
- Os programas, matérias, colunas e quadros produzidos para os programas "Reclame", do Multishow; e "Rock Reclame" na Kiss FM 102.