RESUMOS DO GOOGLE DE DEZEMBRO 2019…AHN? por Camila Jin Ahn

Como inúmeros jornalistas disseram esta última quarta-feira no processo de votação do impeachment do presidente Donald Trump, um dezembro que entrará para os livros de história.
Passamos um pouco da metade do mês e o último mês da década está conturbado, mas com muitas notícias boas e divertidas também. Vamos lá para os “Resumos do Google” de dezembro de 2019:

• Impeachment de Donald Trump: nesta quarta, 18 de dezembro, a câmara dos Estados Unidos aprovou o impeachment do presidente. O debate entre os partidos Democrata e Republicano durou mais de dez horas e teve direto a gritos, vaias e Jesus no meio. Donald Trump é acusado de abuso de poder ao oferecer incentivos financeiros militares para o presidente da Ucrânia em troca de informações de Joe Biden, o possível competidor das eleições de 2020 de Trump. O próximo passo será o julgamento de Trump no senado que provavelmente acontecerá em janeiro.

• Greta Thumberg considerada Pessoa do Ano pela revista americana Time: a estudante sueca de 16 anos que viajou de barco para a Assembleia Geral da ONU para reduzir a emissão de carbono na atmosfera, foi nomeada Pessoa do Ano pelo seu movimento ativista global de luta pelas mudanças climáticas. Greta participou de diversas conferências no mundo todo com discursos aclamados por diversas gerações e não tão aclamados por políticos como Vladimir Putin, Donald Trump e nosso presidente Jair Bolsonaro. Como já fez com Trump, Greta também aproveitou a provocação de Bolsonaro ao chamá-la de “pirralha” e mudou sua bio do Twitter para “Brat”, ou seja, pirralha em inglês.

“Instagram” X “Vida Real”
Fonte: boredpanda.com

• Baby Yoda ganha o prêmio de fofura do ano: a Disney+ praticamente jogou uma bomba atômica na “Guerra do Streaming” em seu primeiro mês. O lançamento da série The Mandalorian derivada de Star Wars trouxe aos fãs e não tão fãs da saga o rei do meme do ano: Baby Yoda. O segredo do personagem era tão grande, que para não vazar a informação nenhum brinquedo foi elaborado antes do lançamento da série. O sucesso do Baby Yoda não para aí: até petição para que um emoji do personagem fosse criado está rolando na internet. No primeiro mês de funcionamento da Disney+, a plataforma já garantiu mais de 20 milhões de dólares em receita e o Baby Yoda foi só um dos lançamentos planejados pela Disney. Parei para pensar agora…quanto dinheiro o Baby Yoda e o Baby Groot trarão juntos a Disney? Vou tentar achar esses números em 2020.

• Felipe Neto é o segundo YouTuber mais visto do ano (literalmente do mundo todo): continuando no mundo da internet, fiquei surpresa ao ler que Felipe Neto está apenas atrás de PewDiePie, o comediante sueco e YouTuber mais assistido no mundo em 2019. Como os conteúdos de Felipe são em português, não imaginei a magnitude de visualizações de seus vídeos. Em 2019, foram cerca 3,5 bilhões de visualizações, somando quase 500 milhões de horas de conteúdo assistido. O YouTuber este ano participou de algumas polêmicas quando virou vegetariano, perdendo um contrato de publicidade de quase 500 mil reais, e quando distribuiu na Bienal cerca de 14 mil livros proibidos pela censura de Crivella por conter uma temática LGBTQIA+.

• Miss Universo 2019 é sul-africana: no início do mês, Zozibini Tunzi ganhou o título de Miss Universo ao competir com mais de 90 candidatas. Ela foi a primeira competidora negra a receber a coroa desde Leila Lopes em 2011. Mas não paramos por aí! Semana passada a jamaicana Toni Ann-Ann Singh bateu 111 concorrentes e tornou-se a Miss Mundo 2019. Além destes dois títulos globais, nos Estados Unidos mais três grandes mulheres representam este ciclo de diversidade: Nia Franklin como Miss America, Cheslie Kryst como Miss USA e Kaliegh Garris como Miss Teen USA!

As coroadas de 2019!
Fonte: Canal Americano CBS

• Barbie em diversos tamanhos: a Riachuelo junto com a marca À La Garçonne e sob direção do estilista Alexandre Herchcovitch lançaram a linha #BarbieALaGarconneRiachuelo. Além da diversidade de tamanhos do PP ao 3G, parte da coleção possui peças adaptadas a pessoas com deficiências físicas, para que a hora de vestir se torne mais prática, mas sem deixar de ser estilosa. A campanha contou com a presença de Sabrina Sato, Maisa Silva, Paola Antonini, Belly Palma, Paloma Barbiezinha e Rita Carreira e o desfile com muita inclusão e diversidade. Além de tudo isso, parte da renda da coleção será doada a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

Campanha #BarbieALaGarconneRiachuelo
Fonte: instagram.com/riachuelo

• Azul da cor do mar: caso você não use branco no ano novo, vai uma ideia de inspiração para começar 2020 com a cor nova da Pantone: Azul Clássico. De acordo com o site: calma, confiança e conexão, este tom de azul ressalta nosso desejo por uma base estável e confiável, onde podemos construir ao longo do nosso cruzamento em uma nova era. Ou seja, a Pantone nos deseja uma década um pouco menos conturbada? Espero que sim. O tom de azul escolhido reflete a preocupação que devemos ter com a nossa saúde mental, pauta que ganha cada vez mais espaço no nosso dia a dia. Momento de apreciação e respiração com o Azul Clássico abaixo:

Fonte: pantone.com

Este é o último texto do ano, quero muito agradecer todo o pessoal do Reclame pela oportunidade e todos vocês que tem me acompanhado 🙂

Até 2020 com o próximo texto da coluna! 2020 está aí, vamos terminar o texto com a playlist do Spotify de hits de verão da década que está acabando:

RESUMOS DO GOOGLE DE DEZEMBRO 2019…AHN? por Camila Jin Ahn

Sobre o autor
-