Toda semana, invado o feed de vocês com algum assunto que eu achei legal escrever mais a fundo sobre. O problema é que acontecem muitos assuntos pertinentes em um mês e infelizmente não tenho como escrever um pouco mais a fundo sobre todos eles. Desta forma, resolvi fazer um compilado mensal de assuntos das nossas indústrias pop, tecnologia, publicidade e comunicação. Deixo aqui vários “Resumos do Google” para vocês sobre algumas coisas que rolaram em Outubro de 2019.
• Jennifer Aniston entra para os Guinness Records: depois de hesitar por anos, a Rachel Green finalmente criou seu perfil no Instagram. A atriz confessou no talk show americano do Jimmy Kimmel que já stalkeava pessoas antes com perfil fake (gente como a gente) e que entendeu que a plataforma veio para ficar. Preocupada com a frequência e variedade de conteúdo que a rede social exige, “Jen” conseguiu apoio de vários amigos celebridades como um selinho da Ellen DeGeneres. Em sua primeira foto, Jennifer Aniston presenteou os fãs de Friends com uma foto do elenco e bateu um recorde do Guinness ao alcançar 1 milhão de seguidores em apenas 5 horas e 16 minutos.
• Halloween X Sustentabilidade: de acordo com a Business of Fashion, foram gastos cerca de 3,3 bilhões de dólares em fantasias de uso único apenas nos Estados Unidos, favorecendo a cultura do fast fashion. Marcas já estão se mobilizando para que haja uma redução nos resíduos desta sazonalidade, usando transparências e cetim que possam ser reutilizados no dia a dia dos consumidores. A Fashion Revolution estima que 2 mil toneladas de resíduos plásticos serão gerados apenas no Reino Unido, então vale aproveitar o look preto e abusar na maquiagem mesmo para ajudar o meio ambiente!
• Guerra dos Streamings: expliquei em um dos meus primeiros textos as plataformas que estão chegando para competir com a Netflix com força total. Esta semana a Disney Plus e a HBO Max deixaram os fãs enlouquecidos ao anunciar suas novidades. Vamos ter a “House of Dragon” baseada em Game of Thrones e o “Pixar in Real Life” que mostra a interação de pessoas com personagens e cenas dos clássicos da Pixar. Também teremos o “Forky Asks a Question” (“Garfinho Pergunta”) baseado no personagem mais novo e querido do Toy Story. Já começou a fazer conta de quais plataformas de streaming você vai escolher pagar?
• Rock In Rio 2019: o RECLAME fez a cobertura das maiores ações de marketing do evento como o Bar Futurístico da Heineken com ações ecológicas, a criação do seu próprio show com a Coca-Cola e a roda gigante do Itaú. Quanto a parte musical, Anitta deixou seu legado no evento apresentando todos os hits da sua carreira, Drake chateou os fãs que não puderam comparecer fisicamente ao evento e P!nk deu um show de voz e performance cheio de acrobacias surpreendendo muitos!
• Selena Gomez e o iPhone 11: após 4 anos de hiatus, a atriz/cantora lançou seu novo single “Lose You to Love Me”. Além de toda a mídia que a Selena naturalmente já tem, a música fala de seu ex-relacionamento com Justin Bieber e o clipe foi gravado inteiramente em um iPhone 11. A Apple quis promover a diferença da qualidade da câmera do seu último lançamento de smartphone e provar que você não precisa ser um super fotógrafo ou produtor para criar conteúdos legais e de qualidade. Em uma tacada só, a celebridade ganhou foco nos canais de música, fofocas, tecnologia e publicidade.
• Taylor Swift e C6 Bank: no RECLAME já contamos um pouco sobre as estratégias de branding realizadas pelo novo banco C6 Bank. Você deve ter notado por aí que eles também apostaram alto em uma estratégia que já se provou ter resultados extremamente positivos. A oferta de pré-venda dos ingressos do show da cantora exclusivamente para clientes do banco fez o número de abertura de contas triplicar em um dia. A Taylor é tão esperada no Brasil que seus ingressos se esgotaram em menos de 24 horas e foi anunciado um extra que tiveram as vendas iniciadas agora dia 1 de novembro.
• Greta Thunberg recusa prêmio: a ativista de 16 anos que estava entre as finalistas do Prêmio Nobel da Paz recusou esta semana o Prêmio do Meio Ambiente do Conselho Nórdico. Apesar de toda a honra pela premiação, Greta mantém a consistência de seus discursos e insiste que a natureza não precisa de prêmios, e sim, líderes políticos que ajudarão na mudança de leis que incentivem os cidadãos e as empresas a reverem o consumo e a produção em massa.
• Twitter bane anúncios políticos: a plataforma não deixará mais que tweets de campanhas políticas sejam patrocinados. De acordo com o CEO da empresa Jack Dorsey, estes tipos de conteúdo “não são sobre liberdade de expressão, são para ter alcance” podendo causar “riscos significativos” na política. Este assunto vem gerado uma pressão para o Facebook tomar algum partido, especialmente devido ao caso do Cambridge Analytica nas últimas eleições dos EUA envolvendo Trump e a Rússia. Considerando que a eleição presidencial dos Estados Unidos de 2020 já está cheia de escândalos, este foi apenas o primeiro capítulo desta novela de publicidade online na política.
Espero que esta versão “pocket” de textos tenha te ajudado a se atualizar em algum assunto que possa ter passado perdido em seu dia a dia 🙂 Novembro volto com mais “Resumos do Google”
Como foi mês de Halloween, segue uma playlist feita pelo Spotify para festas do tema: