Num projeto inovador, o Kronos Quartet, transforma sua música e movimento em “nuvens de pontos”

O Kronos Quartet, famoso quarteto de cordas, com sede em San Francisco, com mais de 57 álbuns lançados, mais de 2,5 milhões de gravações vendidas, sempre foi uma referência em inovação na música e em suas apresentações. E foi assim que os membros do quarteto, David Harrington e John Sherba, violinistas; Hank Dutt, violista; e Sunny Yang, violoncelista, toparam participar de uma experiência na tentativa de explicar e discutir como os músicos se comunicam através da captura do som gerado por eles e de seus movimentos ao tocarem uma peça!

Eles se viram cercados por uma bateria de laptops, câmeras de vídeo e microfones, bem como sensores, que transformaram seus movimentos em imagens 3D de “nuvens de pontos”, que aparecia e desaparecia de acordo com participação na música.

Eles tocaram duas peças muito diferentes para sentir como a captura respondia diante de ritmos diferentes, “Canção Verdes Anos” de Carlos Paredes (organizado por Osvaldo Golijov) e “Aheym” por Bryce Dessner. Confira o vídeo!

Sobre o autor
- Os programas, matérias, colunas e quadros produzidos para os programas "Reclame", do Multishow; e "Rock Reclame" na Kiss FM 102.