Halls: transformando um erro de marketing em uma ótima campanha

É perigosa e nada incomum a adoção de uma estratégia de marketing totalmente equivocada de algumas empresas. Na tentativa de estar à frente de concorrentes e ganhar mercado, marcas muitas vezes modificam produtos e serviços que têm boa aceitação para tentar revolucionar o segmento, mas no final acabam não conquistando nada novo e ainda perdendo o que já tinham.

Pior que tudo isso é a forma em que a maioria dos players tratam o caso: ou persistem no erro, enterrando a oportunidade de se redimir; ou voltam à estratégia anterior na surdina, sem assumir a falha e como se nada tivesse acontecido – como se o consumidor fosse burro. Nessa hora, perde-se uma ótima oportunidade: a de jogar para a torcida, transformando o equívoco em aproximação com o público.

São casos raros os bem feitos, mas este último protagonizado pela Halls é um grande exemplo de como sair por cima após uma desastrosa estratégia de marketing. Eles tinham o Halls XS, pequenas pastilhas sem açúcar e em embalagem diferenciada da tradicional. Resolveram tirar das gôndolas para lançar o Halls Mini, agora com açúcar e que não agradou nem aos antigos consumidores, nem aos possíveis novos clientes. Resultado: chuva de críticas nas redes sociais e queda nas vendas.

E o que a marca fez? Voltou atrás. E não apenas recuperou o produto antigo, mas preparou uma grande campanha para ressaltar o erro, literalmente “explodindo” o último lote da ingrata novidade. Culpa? Longe disso: uma bem pensada forma de falar com quem se incomodou com a mudança, mostrando que ouve e acata seu consumidor fiel – além de, claro, reforçar a divulgação do “novo novo Halls Mini”.

Palmas para Halls e para a Wieden+Kennedy São Paulo, que criou um ótimo exemplo de como transformar um erro de marketing em uma ótima campanha de produto.

Ficha técnica:

Agência: Wieden+Kennedy São Paulo
Diretor Executivo de Criação: Renato Simões
Diretores de Criação: Rafael Genu / Gustavo Victorino
Redator: Rafael Melo
Diretor de Arte: Erica Harumi
RTV: Guilherme Passos/Ricardo Balbin
Atendimento: Kayode Campos/ Maura Victorelli / Rafael Nogueira
Planejamento: Rodrigo Maroni/ Vitor Amos/ Diego Santos
Social Strategy: Marian Emy / Emilie Drago
Mídia: Renata Valio/ Stephanie Campbell/ Caroline Ventura/ Andreza Souza
Business Inteligence: Paulo Vilarinho/ Eliel Guilhen/ Mariana Marcao
Produtora do filme: Barry Company
Direção de cena: João Papa & Manu Mazzaro
Diretor de Fotografia: Marcelo Corpanni
Produtor: Krysse Mello / Rafael Motta
Montador/Editor: Alexandre Boechat
Atendimento Produtora: Karina Amabile
Produtora de Som: A9
Trilha – Criação: Apollo 9 e Alex Freitas
Aprovação pelo cliente: Christiane Rego / Paloma di Santo / Allan Peroni / Caio Alves

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.