O músico de “Nylon Maiden” e do heavy metal em versão clássica caiu no samba

Thomas Zwijsen tem 27 anos e faz sucesso a pelo menos oito deles graças à internet. O violonista e guitarrista ficou famoso por seus vídeos onde cria versões acústicas de grandes clássicos do rock e heavy metal, transformando-os em… realmente clássicos. Graças ao YouTube e à curiosidade alheia, seus clipes tomaram uma proporção imensa (seu canal conta com mais de 6 milhões de visualizações e 28 mil inscrições), o que deu grande repercussão ao artista.

Depois de versões inspiradas de clássicos do Iron Maiden, que motivaram até mesmo o nome de dois dos álbuns de Thomas Zwijsen – “Nylon Maiden” e “Nylon Maiden 2” -, o músico lançou “Nylonized”, outra variante sobre o mesmo estilo, mas com outras bandas. A produção de seus clipes ficou profissional e Thomas fez turnês em parceria com ícones como Blaze Bayley, vocalista ex-Iron Maiden e Wolfsbane.

Antes da fama, o belga radicado na Holanda estudou violão clássico no Conservatório de Artez, em Arnhem, e estilos de música latinos e brasileiros no Codarts, em Roterdã. Hoje, ele evoluiu e diversificou seu repertório a ponto de criar uma versão de “I was made for loving you”, do Kiss, em estilo flamenco.

Aliás, se você gosta de versões acústicas de músicas consagradas (especialmente do Iron Maiden), não pode deixar de ouvir “Fear of the dark“, “The Trooper“, “Aces High“, “Rainmaker” e a minha versão favorita (que mostra o quão absurda é a habilidade dele), “Run To The Hills” (abaixo).

 

 

E como um belga violonista clássico que toca versões de heavy metal caiu no samba?

Thomas e Ingrid no Samba do Holandês

Thomas e Ingrid no Samba do Holandês

Acontece que uma das turnês de Zwijsen foi aqui no Brasil – onde ele é bem reconhecido, diga-se. Inspirado pelo nosso País, Thomas ainda conheceu Ingrid Pontes, também música, que viria a se tornar sua namorada.

Com isso, a influência brasileira na vida de Zwijsen aumentou ainda mais. Ele já gravou o “Samba do Holandês” (exibido acima – grande escolha de canção para um músico radicado nos Países Baixos) e “Canción de Laura” (uma versão do flamenco de Vicente Amigo) com Ingrid.

A propósito: ele volta ao País no próximo dia 22 de maio para fazer um show em Itupeva (SP), como mostra o cartaz abaixo. Ainda dá pra ver ao vivo!

 

thomaszwijsenitupeva

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.